segunda-feira, 19 de março de 2012

Resumo 5 Reinos dos Seres Vivos

ATENÇÃO ALUNOS DOS 7º ANOS

Conforme combinado segue abaixo o resumo dos reinos que irão cair na nossa prova. Mas, não se esqueçam de estudar também pelo caderno e livro. Lembrem-se: o aprendizado não pode ser resumido, além de ser constante!!!



Os Cinco Reinos

Reino Monera: Seres unicelulares (formados por uma única célula), procariontes (células sem núcleo organizado, o tipo mais simples de célula existente. São as bactérias e as algas cianofíceas ou cianobactérias (algas azuis), antes consideradas vegetais primitivos.


Reino Protista: Seres unicelulares eucariontes (que possuem núcleo individualizado, células mais evoluidas). Apresentam características de vegetal e animal. Representados por protozoários, como a ameba, o tripanossomo (causador do mal de Chagas) o plasmódio (agente da malária), a euglena

Reino Fungi: Seres eucariontes uni e pluricelulares. Já foram classificados como vegetais, mas sua membrana possui quitina, molécula típica dos insetos e que não se encontra entre as plantas. São heterótrofos (não produzem seu próprio alimento), por não possuírem clorofila. Têm como representantes as leveduras, o mofo e os cogumelos.

Reino Metaphyta ou Plantae: São os vegetais, desde as algas verdes até as plantas superiores. Caracterizam-se por ter as células revestidas por uma membrana de celulose e por serem autótrofas (sintetizam seu próprio alimento pela fotossíntese). Existem cerca de 400 mil espécies de vegetais classificados.
São divididos em Criptógamas e Fanerógamas.
 * Criptógamas = Briófitas e Pteridófitas;
 * Fanerógamas = Gminospermas e Angiospermas.
Reino Metazoa ou Animalia: São organismos multicelulares e heterótrofos (não produzem seu próprio alimento), pois são aclorofilados. Englobam desde as esponjas marinhas até o ser humano.
Fazem parte tanto os animais vertebrados, quanto os invertebrados.
 
Bons Estudos.

4 comentários: