LEIAM COM ATENÇÃO E VAMOS NOS ENGAJAR AO MÁXIMO, PARA CONSEGUIRMOS CONQUISTAR O 1º LUGAR!!!!!
II
Gincana do Conhecimento: Construindo Saberes: A leitura como ponto de partida
regulamento
1. Apresentação:
A Gincana do
Conhecimento Construindo Saberes: A leitura como ponto de partida promovida
pela Escola de Ensino Fundamental “Roberto Simonsen” é um evento que busca instigar os alunos à leitura, através de ações que
favoreçam a interpretação textual, bem como enfatizar a leitura como via de
inclusão social e melhoria para a formação do aluno, enquanto cidadão.
2. objetivos:
2.1. Mobilizar
a comunidade escolar da Instituição através de uma competição saudável,
resgatando e fortalecendo o espírito solidário e o respeito ao
próximo;
2.2. Exercitar
práticas de liderança, motivação e cooperação;
2.3. Ser
um instrumento de difusão do conhecimento e das práticas adequadas e
continuadas em relação ao desenvolvimento, conhecimento e formação de valores éticos;
2.4. Agregar
valores de respeito às diferenças, hábitos sociais e culturais, independente de
qualquer convicção política ou religiosa;
2.5. Desenvolver
o senso crítico, sensibilidade e a autoestima dos alunos;
2.6. Estimular
o gosto pela leitura de obras literárias;
2.7. Promover
contato com os diferentes gêneros textuais.
3. tema:
Gincana
do Conhecimento Construindo Saberes: A leitura como ponto de partida
4. COORDENAÇÃO GERAL:
Rogério
Santos Alves, José Paulo dos Santos, Antônio Gustavo Santos de Andrade, Jorge
Fernando Menezes Filho e Silvia Souza Santos.
5. TURMAS ENVOLVIDAS:
A Gincana do
Conhecimento Construindo Saberes: A leitura como ponto de partida terá a
participação das turmas do 6º ano (A, B, C, D, E, F, G, H, I e J), 7º (A, B, C,
D, E e F), 8º ano (A, B, C, D, E e F) e 9° ano (A, B, C, D e E) do Ensino
Fundamental Maior, totalizando 25 turmas que serão coordenadas por professores capacitados
em diversas áreas do conhecimento que estimularão a participação efetiva de
cada turma.
6. ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO:
A Gincana do Conhecimento Construindo Saberes: A leitura
como ponto de partida será realizada no dia 20 de Outubro de 2012 no
horário das 08h às 14h, desta forma, o dia 19/08/12 será destinado à
ornamentação, organização e preparos necessários à realização do evento no
horário das 15h50min às 17h30min. Este evento será uma realização da comunidade
escolar SESI - ROBERTO SIMONSEN, alunos, professores e equipe de direção e
supervisão, com o apoio dos demais colaboradores da instituição.
A culminância do
evento acontecerá no ginásio da escola, com o desenvolvimento de pesquisas,
trabalhos e tarefas previamente estabelecidos e divulgados.
As equipes
representando suas respectivas turmas deverão ser formadas por estudantes do
Ensino Fundamental, devidamente
matriculados.
7. TAREFAS:
7.1.
As tarefas e as respectivas pontuações
serão elaboradas pela Comissão de Tarefas e Avaliação da Escola.
7.2.
A gincana terá tarefas com etapas de
pontuação, que buscarão avaliar o espírito de equipe (1,0), a participação
ativa de cada aluno (2,0), a criatividade (1,0) e a apresentação e
desenvolvimento nas tarefas (1,0) totalizando 5,0 (cinco) pontos para somar a
nota de AT:
· Cinco pontos (5,0) em AT para a 1ª
colocação;
· Quatro pontos (4,0) em AT para a 2ª
colocação;
· Três pontos (3,0) em AT para a 3ª
colocação;
· Dois pontos (2,0) em AT para a 4ª
colocação;
7.3. O
cumprimento das tarefas será analisado por uma banca selecionada pela equipe de
coordenadores da gincana, bem como pelos professores de cada disciplina.
7.4. Para
obtenção de maiores informações ou para sanar possíveis dúvidas a respeito das
tarefas no decorrer da elaboração e apresentação da gincana, os envolvidos
poderão recorrer à Equipe de Coordenação Geral, às Supervisoras ou a Diretora
da escola.
8. JULGAMENTO:
8.1. Para efeito de
pontuação, serão julgados os itens:
1. Apresentação do tema;
2. Execução das tarefas;
3. Uso de recurso;
4. Organização e atuação
no cumprimento das tarefas;
5. Criatividade.
8.2. A organização, a pontualidade, a disciplina do
grupo e a qualidade dos trabalhos apresentados determinarão maior ou menor
pontuação, chegando até a anulação da tarefa.
9. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DE CADA ALUNO:
A
soma dos pontos será feita pela banca e professores credenciados ao término da
gincana, quando será divulgado o resultado à toda comunidade escolar.
10. prescrições diversas:
Haverá uma reunião
com os Coordenadores das equipes no dia 24/09/2012, na sala de professores da
escola às 9h30min para acertos de detalhes da Gincana do Conhecimento Construindo
Saberes: A leitura como ponto de partida. Os casos omissos do presente
regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora e divulgados
oportunamente no Comitê Central.
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
“ROBERTO SIMONSEN”
DIVISÃO E ORGANIZAÇÃO DAS EQUIPES
Observação:
As turmas serão divididas em quatro
equipes distribuídas da seguinte forma:
-
EQUIPE AMARELA / AUTOR: Monteiro Lobato: 6º anos A/B/C/D/E/F/G/H/I e J
- EQUIPE
LILÁS / AUTOR: Cecília Meireles: 7º anos A/B/C/D/E e F
-
EQUIPE VERMELHA / AUTOR: Jose de Alencar: 8º anos A/B/C/D/E e F
-
EQUIPE AZUL / AUTOR: Jorge Amado:
9º anos A/B/C/D e E
6º
A / B / C / D e E -
Professores coordenadores:
Raquel (Matemática)
Ana Paula (Português)
Sarah (Redação).
6º
F / G / H / I e J
- Professores coordenadores:
Fabiana (Ciências)
Mônica (Matemática)
Jezianne (História)
7º
A / B e C - Professores coordenadores:
Allysson (Ciências)
Caroline (História)
7ºD
/ E e F - Professores coordenadores:
Gilvânia (Português)
Serge (Matemática)
Karina (Inglês)
8º
A / B e C - Professores coordenadores:
Sandro (Matemática)
Aércio (Geografia)
Marphessa (Arte)
8º D / E e F - Professores
coordenadores:
Jonatha (Ética)
Andreza (Português)
Conceição (História)
9º
A / B e C - Professores coordenadores:
Mendonça (ciências)
Viviane (Inglês)
Carla (Português)
9º
D e E - Professores coordenadores:
Fágner (Geografia)
Luiz Carlos (Ed. Física)
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
“ROBERTO SIMONSEN”
NORMAS
1. Cada equipe deve criar um nome de acordo
com um escritor brasileiro;
2. A equipe deverá ter um líder e
vice-líder, serão fixados nos murais da escola;
3. A equipe deverá estar caracterizada na
gincana conforme o nome escolhido e sua respectiva cor;
4. Para as rapidinhas as equipes deverão
trazer todo e qualquer tipo de material possível e imaginável, pois não será
permitida a saída do ginásio;
5. As equipes deverão ter seu material,
pois não será permitido o uso do material da escola, salvo mediante autorização
prévia da comissão;
6. Somente o líder ou vice-líder poderão
receber e entregar tarefas;
7. Será estabelecido horário para o
cumprimento das tarefas, o que pode acarretar em perda de pontos ou anulação da
tarefa;
8. Os professores integrantes das equipes
poderão auxiliar em toda e qualquer tarefa;
9. A equipe deverá se organizar-se em
grupos, para melhor execução das tarefas;
10. Toda a equipe será responsável pela
ordem e organização de suas respectivas torcidas;
11. O mascote deverá estar presente e
caracterizado durante toda a gincana;
12. Os alunos que, de alguma forma cometam
atos de desordem que atrapalhem o andamento do evento, poderão ser punidos pela
coordenação geral (supervisoras e diretora);
13. Respeitar o espaço delimitado para cada
equipe;
14. Respeitar as apresentações
principalmente das equipes adversárias;
15. Na falta de realização da tarefa, não
será atribuída a respectiva pontuação;
16. No caso do não cumprimento das normas
estipuladas a equipe será penalizada.
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
“ROBERTO SIMONSEN”
TAREFAS
TAREFAS
DESPORTIVAS – PONTUAÇÃO/VALOR: 0 a 20 PONTOS
1. Embaixadinhas: vence a equipe cujo
representante consiga fazer o maior nº de embaixadinhas em um período
pré-estabelecido;
2. Briga de Galo: as rodadas serão
realizadas em dupla, os alunos terão uma bola de assopro preza a um dos pés com
um cordão, com as mãos para trás, estes tentarão estourar o balão do adversário
e ao mesmo tempo defender o seu. Vence a equipe cujo competidor, conclua todas
as rodadas com o balão intacto.
3. Basquete:
vence
a equipe cujo representante consiga acertar o maior número de cestas em um
período pré-estabelecido;
4. Corrida de Quebra-cabeça: 2 alunos de cada
equipe, devem montar o retrato do escritor homenageado, sendo que um ficará
responsável em montar as peças corretamente e o outro fará o percurso por meio
de corrida para distinguir e pegar as peças de sua equipe. Ressaltamos que,
para cada viagem só será permitido a aquisição de uma peça por vez. Vence a
equipe que montar o retrato primeiro.
TAREFAS
ARTÍSTICAS – PONTUAÇÃO/VALOR: 0 a 50 PONTOS
1. Apresentação do Mascote: cada equipe deverá
apresentar um mascote devidamente caracterizado e com nome pré definido, este
precisará apresentar-se de acordo com o tema da gincana, a cor e o nome da
equipe e deverá permanecer caracterizado durante toda a gincana. Para essa
tarefa será levado em consideração a criatividade e a representação do mascote;
(tarefa obrigatória)
2. Nome da Equipe: De acordo com a cor e com o tema, crie um
nome bem sugestivo. Este nome deve estar relacionado ao tema Construindo
Saberes: A leitura como ponto de partida; (tarefa
obrigatória)
3. Criação
de um poema visual ou verbal: Elaboração e recitação
de um poema relacionado ao Prazer da Leitura;
4. Filme: Cada equipe terá de produzir um filme a
partir de uma obra do autor homenageado, de no mínimo 3 minutos e no máximo 5
minutos. A equipe deverá criar a história do filme (que deverá ter pelo menos
dois personagens principais), então usem a imaginação!
5. Dando asas à imaginação: Utilizando o tema da
nossa gincana, cada equipe deverá fazer uma paródia de uma música escrita por
um compositor brasileiro. A paródia deverá ser apresentada por alunos,
devidamente caracterizados conforme o intérprete, à capela. A música deverá ser
apresentada por escrito e interpretada. Será levado em conta para a pontuação,
a originalidade, a criatividade, a expressão, a letra e a desenvoltura na
apresentação. Sugestão de compositores: Vinícius de Moraes, Tom Jobim,
Toquinho, Caetano Veloso, etc.
6. Coreografia: cada equipe deve coreografar uma música que
traga a leitura como foco principal em sua letra.
TAREFAS
DE RECONHECIMENTO – PONTUAÇÃO/VALOR: 0 a 30 PONTOS
1. Parabéns a você: A equipe deverá apresentar um aniversariante
nascido em 10 de agosto, data do aniversário de Jorge Amado escritor
brasileiro que completaria o seu centenário em 2012 (caso vivo). Lembramos que
este deve apresentar o documento de identificação (C.I. original);
2. Homenagem aos professores: Todos nós sabemos
da importância de um professor na nossa vida. Devemos reconhecer e valorizar
este trabalho todos os dias. Mas como há uma data específica para tal que é o
dia 15 de outubro, pedimos para que cada equipe crie uma homenagem de, no
máximo, 05 minutos. Usem e abusem da criatividade. Favor solicitar anteriormente
materiais e equipamentos necessários.
TAREFAS
DE CONHECIMENTO – PONTUAÇÃO/VALOR: 0 a 20 PONTOS
1.
Cartilha: A
equipe deve Confeccionar um livro, tão criativo quanto possam que desperte a
vontade de realização da leitura deste.
2.
Convidado:
Trazer uma um escritor sergipano para abordar a importância do processo de
leitura. Este terá 5min para expor suas ideias.
3.
Quem
sabe mais: Jogo de perguntas e respostas caminhos do saber (autores
e obras).
4.
Baú
do Conhecimento: Cada equipe terá acesso a um baú com diversas
palavras, com estas, 2 alunos deverão formar uma frase do autor homenageado no
menor tempo possível.
TAREFAS
DE COLABORAÇÃO – PONTUAÇÃO/VALOR: 0 a 50 PONTOS
1. Solidariedade: Outubro é o mês da criança e, novamente
desafiamos vocês para trazerem o maior número possível de livros de literatura
infanto-juvenil, novos ou usados (em boas condições) a serem doados a instituições
de apoio a crianças carentes e/ou bibliotecas comunitárias.
TAREFAS
DE COMUNICAÇÃO – PONTUAÇÃO/VALOR: 0 a 30 PONTOS
1. Grito de Guerra: Toda torcida tem seu grito de guerra. Juntem
os compositores e criem o seu enfatizando o autor homenageado. Pode ser em
ritmo de samba, rap... etc. (tarefa
obrigatória)
2. Incentivando a Gincana: Buscando valorizar e incentivar a
participação de todos na Gincana Escolar, desafiamos sua equipe a criar
cartazes ou faixas promovendo este evento. Estes deverão ser confeccionados
utilizando-se de criatividade e o maior número de materiais diversificados possíveis.
Ou ainda, por meio de mídias (TV, jornal ou rádio) devendo haver comprovação
destes.
1. Melhor Torcida: as torcidas precisarão incentivar sua equipe.
Será levado em consideração a organização, a sincronia, a animação e a
criatividade. Caso verifique-se atitudes que depreciem equipes concorrentes
haverá perda de pontuação para a parte infratora.
2.
Publicidade:
Cada equipe deverá escolher uma obra para ser alvo de uma propaganda
publicitária na semana que antecede a gincana.
3.
Mural:
Cada equipe deverá alimentar os murais da escola com informações, curiosidades,
biografia, personagens, etc. Essa ação deverá ser iniciada em 05/10/12 até
18/10/12 e deve ser devidamente aprovado pelos professores coordenadores da
equipe.
GAROTO
E GAROTA ROBERTO – 2012 – PONTUAÇÃO/VALOR: 0 a 30 PONTOS
1.
Escolha do Gato e
Gata:
Para finalizar a gincana cada equipe deverá apresentar um menino e uma menina
para participar de desfile neste, os trajes apresentados devem ser produzidos
por um “estilista” destacando a
leitura como inspiração e utilizando-se de qualquer tipo de material. Serão
critérios: a beleza, o desfile, a simpatia, a desenvoltura, a criatividade e a
abordagem do tema;
TAREFAS
SURPRESA – PONTUAÇÃO/VALOR: 0 a 20 PONTOS
1.
Rapidinhas: as
equipes deverão trazer todo e qualquer tipo de material possível e imaginável,
pois não será permitida a saída do ginásio;
Nenhum comentário:
Postar um comentário